Ensino Infantil

Primeiros passos

A educação infantil visa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento da relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude de respeito, afeto e confiança.Brincar é coisa séria! É através das brincadeiras que muitas aprendizagens se estabelecem: a exploração do meio físico, a estruturação da linguagem oral e gestual, a elaboração de estratégias de pensamento, o contato com diferentes manifestações culturais, além de diferentes interações sociais que permitem à criança aprender a argumentar, ceder, expor ideias e desejos e a representar simbolicamente como percebe o cotidiano em que está inserida.

O Colégio

Portfólio do aluno

portifolio1

O Portfolio do aluno na Educação Infantil tem por objetivo compartilhar com a família o desenvolvimento da criança durante o processo de ensino e aprendizagem.
O portfólio digital dá visibilidade ao trabalho desenvolvido juntamente às crianças e o portfolio impresso (a partir do Maternal 2) declara o aprendizado delas em algumas áreas do conhecimento, por meio de sondagens realizadas ao longo do ano.
Os pais ou responsáveis têm acesso aos portfolios nas reuniões bimestrais e, no final do ano letivo, quando recebem o portfolio em definitivo.
Além dos portfolios a escola disponibiliza um banco de imagens no pen drive do aluno e entrega bimestralmente o relatório individual com informações pertinentes ao desenvolvimento da criança.

Espaço físico

espacofisico1

O colégio Aruã conta com um espaço físico de aproximadamente dez mil metros quadrados especialmente planejado e organizado para funcionar como uma escola modelo. Segundo Elvira de Souza Lima, em seu livro “Como a criança pequena se desenvolve”, o espaço é muito importante para a criança pequena, pois muitas, das aprendizagens que ela realizará em seus primeiros anos de vida estão ligadas aos espaços disponíveis e/ou acessíveis a ela. Segundo Vygotsky: “o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento”. Assim procuramos oferecer às crianças ambientes estimulantes que elas se sintam seguras e ao mesmo tempo desafiadas, onde elas sintam o prazer de pertencer a eles e se identifiquem com o mesmo. Os ambientes da escola planejados especificamente para a Educação Infantil procuram satisfazer as necessidades da criança, isto é, tudo está acessível, desde objetos pessoais como também os brinquedos, pois só assim o desenvolvimento ocorrerá de forma a possibilitar sua autonomia, bem como sua socialização dentro das suas singularidades.

saladeaulainfantil2
varanda1

Ambiente de aprendizado

A arquitetura das salas do Colégio Aruã proporciona espaços de interação total, favorecendo a aprendizagem, coletiva e individual. Zilma Ramos Oliveira em seu livro “A criança e seu desenvolvimento” afirma que o ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio através da interação é contínua e penetrante.

Cada sala da Educação Infantil possui espaços individualizados para a turma:
• Armários para organização dos diversos materiais;
• Instalações sanitárias, com equipamentos compatíveis com as faixas etárias;
• Varanda coberta;
• Varanda descoberta;
• Tanque de areia.

painel_infantil

Cartazes e painéis

Produções, fotos e atividades desenvolvidas com os alunos são expostas nos diversos painéis e declaram nossa prática educativa. Dessa forma, e inspirado nas escolas de Reggio Emilia, o colégio procura fazer com que as paredes falem e documentem sua proposta pedagógica e o aprendizado das crianças.

brinquedoteca

Brinquedoteca

No Colégio Aruã há um espaço organizado especialmente para a criança brincar. Nesse espaço, equipado com jogos, brinquedos e também materiais não estruturados, é possível planejar momentos de diversão e aprendizado com estímulo ao desenvolvimento da criatividade da criança. Vygotsky considera o brinquedo uma importante fonte de promoção de desenvolvimento. Afirma que: “Apesar do brinquedo não ser o aspecto predominante da infância, ele exerce uma enorme influência no desenvolvimento infantil. Portanto não devemos conceber a infância longe do brinquedo. E principalmente de proporcionar o brinquedo em ambientes preparados para que a criança brinque com liberdade de ação e em total interação com outras crianças”.

parque

Parque

Completando a oferta de espaços projetados para as crianças brincarem o colégio oferece o parque equipado com brinquedos que favorecem o desenvolvimento motor. Nesse ambiente integrado a frondosas árvores que garantem boa sombra, as crianças têm a oportunidade de andar, correr, subir, descer, pular, escorregar, girar e equilibrar-se.

atelie

Ateliê

A criança tem uma mentalidade semelhante à do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar a tudo e fingindo que algo é, na verdade, alguma coisa bem diferente. Assim, um mero traço pode se converter no telhado de uma casa. O Colégio Aruã possui um espaço projetado para que grandes viagens aconteçam no mundo da Arte.

musica

Espaço para música

De acordo com os documentos do Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI): A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. A sala de música do Colégio Aruã é um espaço projetado para que a sensibilidade da criança para os sons possa aflorar em sua plenitude

biblioteca

Espaço para leitura

Cecília Meireles mestra no uso das belas e boas palavras, que produzem tanto prazer, já dizia: “Ah! Tu, livro despretencioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda… tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal”. A sala de leitura do colégio Aruã é um espaço criado para que aconteçam esses mágicos encontros das crianças com os livros.

multimidia

Espaço para multimídias

As crianças da Educação Infantil semanalmente desenvolvem atividades na sala de multimídias, utilizando os mais diversos recursos áudio visuais. Nesse ambiente, essas atividades são sempre relacionadas aos conteúdos desenvolvidos pelas professoras de classe

bale

CEspaço para dança

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada e mais esforçada. O Ballet clássico é a dança mais recomendada às crianças quando são pequenas. Ele favorece o desenvolvimento da criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. É na sala de dança que os alunos do semi-integral têm as aulas de ballet clássico com as professoras especialistas.

ginastica

Espaço para ginástica

A Ginástica Artística(GA) na Educação Infantil tem um caráter lúdico e estimula o desenvolvimento físico, motor e emocional. Essa prática também desenvolve a atenção, a concentração e a consciência corporal. As aulas de GA do colégio acontecem no espaço especialmente projetado para essa atividade.

dsc02302

Espaço para judô

Na Educação Infantil a criança também se expressa através do movimento. A prática do Judô tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos dela, ajudando-a a desenvolver: a coordenação motora, a lateralidade, a orientação espaço-temporal, o equilíbrio, a concentração, o respeito, a disciplina e a amizade. O colégio conta com um espaço montado especialmente para a prática do Judô com professores especialistas nessa arte.

quadras

Espaço para práticas esportivas

O Colégio Aruã conta com três quadras poliesportivas, sendo uma delas coberta, onde acontecem as aulas de esportes coletivos para os alunos maiores e as aulas de Corpo e Movimento para os alunos da Educação Infantil.

refeitorio

Refeitório

O refeitório do colégio é utilizado pelos alunos da Educação Infantil para os lanches durante os recreios e para o almoço nos dias que as crianças do semi-integral têm atividades no contraturno. O cardápio é balanceado, elaborado por nutricionista, buscando atender à questões de saúde e de satisfação dos alunos.