Ensino Infantil, primeiros passos

O educar e o cuidar são ações indissociáveis na Educação Infantil e é por meio das interações e brincadeiras que favorecemos o desenvolvimento da relação interpessoal das crianças, de ser e estar com os outros em uma atitude de respeito, afeto, confiança e troca de experiências.

Nesta primeira fase da educação básica, brincar é coisa séria! É por meio das brincadeiras que muitas aprendizagens se estabelecem: a exploração do meio físico, a estruturação da linguagem oral e gestual, a elaboração de estratégias de pensamento, o contato com diferentes manifestações culturais, além de diferentes interações sociais que permitem à criança aprender a argumentar, ceder, expor ideias e desejos e a representar simbolicamente como percebe o cotidiano em que está inserida.

Nossa rotina é organizada com propostas que garantem às crianças os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Material Didático do Sistema COC – infantil 3 a 5
Uso dos Recursos Digitais na Educação Infantil

As crianças da Educação Infantil contam com o uso de tablets durante atividades especiais. São equipamentos do colégio, preparados para auxiliar no processo de aprendizagem.

Salas equipadas com recursos de audiovisual para auxiliar e complementar as aulas.

Educação Infantil Bilíngue

Atividades 50% em português e 50% em inglês, no sistema fifty-fifty.

Cada turma tem dois professores titulares que se alternam nas atividades, um falando em português e outro, falando em inglês.

A partir do infantil 3, o curso é apoiado pelos recursos da Pearson Global School, uma solução consagrada mundialmente para o ensino bilíngue.

O método da Pearson consiste, entre outros fundamentos, em levar a criança a construir conceitos usando o idioma inglês. Dessa forma, o pensamento forma-se dentro da nova língua, facilitando o aprendizado.

O apoio da Pearson Global School permite que a criança desenvolva outra língua de uma maneira mais natural e real.

Espaço físico

O Colégio Aruã conta com um espaço físico de aproximadamente quinze mil metros quadrados especialmente planejado e organizado para funcionar como uma escola modelo. O projeto arquitetônico permite a organização dos diversos segmentos da educação básica em blocos independentes

Salas de aulas

As salas de aulas do colégio destinadas às turmas do Infantil 4 e 5 são dimensionadas para o número máximo de 16 alunos, são climatizadas com resfriamento evaporativo, contam com dois ambientes, sendo um fechado e outro aberto, tanque de areia e banheiro exclusivos e, para maior facilidade, contam com sistema de acesso direto.

Espaços para atividades específicas

Para atividades específicas, os alunos contam com cantina, refeitório, restaurante, biblioteca, auditório, ateliê de Arte, laboratório de Ciências, brinquedoteca, parque, estufa com plantação hidropônica, o espaço maker e a fazendinha Aruã.

A fazendinha é um espaço destinado às atividades artísticas e para o aprendizado com a natureza e com os animais.

Espaços para atividades esportivas

Para as aulas de Corpo e Movimento e para a prática de esportes, os alunos contam com três quadras poliesportivas cobertas, campo de futebol com grama sintética, quadra de areia e três piscinas aquecidas, sendo a maior delas com 25 metros de comprimento.

Atividades oferecidas

Aqui estão alguns dos destaques das atividades oferecidas para os alunos do ensino infantil.

Brinquedoteca
Parque
Ateliê
Espaço para música