Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

happy laughing student kids at school classroom in desk

No caminho certo

O Ensino Fundamental I é o momento em que se inicia a formalização do processo de ensino-aprendizagem: noções conceituais surgem para explicar o mundo, e conteúdos acadêmicos são apresentados paulatinamente para colaborar na construção de conceitos que devem ser incorporados ao repertório intelectual dos alunos.
Preparar os alunos para as constantes mudanças da realidade é uma de nossas metas. Neste sentido, a formação escolar deve motivar a criança para o diálogo, incentivando o desejo de pesquisar e buscar o que é inédito. Associando tecnologia aos livros didáticos, criamos uma estrutura interativa, que convida a criança a navegar em busca do conhecimento. Neste novo contexto, as crianças são conectadas à realidade, estimuladas a desenvolver habilidades e competências, compartilhar e trocar ideias com outros alunos e nunca deixar de aprender.

materialdidaticofundamental1

Material didático Sistema COC

Os materiais didáticos do Sistema COC são estruturados por eixos temáticos que favorecem a interdisciplinaridade, respeitando a divisão das disciplinas e facilitando o aprendizado.
Os conteúdos são completos e estão organizados em grupos de estudo (8 para o 1º, 2º e 3º ano, os e 12 para o 4º e 5º ano), sendo que cada grupo é norteado por um tema (eixo temático).
As atividades propostas no material permitem que os professores organizem o aprendizado com aplicações durante as aulas e fixações nas tarefas propostas.
Para o 1º Ano do Ensino Fundamental, existe um material didático adicional voltado para o letramento e a alfabetização.

ESPAÇOGRAMA (RELACIONAMENTO DAS DISCIPLINAS À PARTIR DO EIXO TEMÁTICO)

espaçograma

Digibook

Além do material educacional impresso, o aluno do Sistema COC de Ensino conta com livros eletrônicos, no Portal COC Educação, apresentando o conteúdo teórico de forma dinâmica, utilizando recursos multimídia, tornando a atividade educacional muito mais proveitosa e prazerosa para as crianças.

Portal Educacional Completo

O Sistema COC de Ensino possibilita que o aluno tenha uma escola online 24h por dia. O Portal COC Educação reúne conteúdo e tecnologia que incentivam interatividade entre escola, aluno e família, proporcionando fonte segura e completa de consulta, alinhada ao material didático e também de forma enciclopédica.

portal

Uma escola Bilíngue!

brasil
Bandeira_Estados_Unidos

No Brasil, para que uma escola ser efetivamente bilíngue ela deve ter uma carga horária de ensino da segunda língua similar à carga horária utilizada para o ensino da língua portuguesa. Além disso, ela deve ensinar outras disciplinas, ainda que parcialmente, utilizando essa segunda língua. Há dois modelos de escolas bilíngues que predominam no Brasil: as que utilizam o currículo de um outro país adaptado às exigências do Ministério de Educação do Brasil (MEC), denominadas escolas internacionais, e as que utilizam o currículo brasileiro. Normalmente, nas escolas internacionais, a língua portuguesa é considerada com a segunda língua, e o ensino de Matemática, Ciências e Arte é desenvolvido exclusivamente na língua do país que a escola está associada. Essas escolas são as preferidas por estrangeiros que estão temporariamente no Brasil, e também por brasileiros que têm planos de migração para outros países. O ingresso dos alunos nas escolas internacionais é condicionado à fluência na língua da escola, ou então, ele ocorre nos anos iniciais da Educação Infantil. O Colégio Aruã, a partir de 2016, estará oferecendo a opção do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) na modalidade bilíngue com currículo brasileiro. Os alunos que fizerem essa opção deverão frequentar a escola em período integral, com aulas de segunda a sexta das 07h40 às 17h30, e terão o ensino do inglês com a mesma intensidade do ensino do português. Além disso, os alunos que já são fluentes em Inglês, têm aulas complementares de Ciências da Natureza e de Matemática nessa língua. Para os alunos sem a fluência no Inglês, até que isso aconteça, as aulas complementares dessas duas disciplinas acontecem em português. No Ensino Fundamental 2, a transformação para o bilinguismo no Colégio Aruã será gradativa, isto é, em 2017 a escola oferecerá o 6º ano bilíngue, em 2018 o 7º ano e assim por diante.

MODALIDADES DE CURSOS OFERECIDOS

CURSO REGULAR MANHÃ

– Aulas da grade curricular no turno da manhã das 07h40 às 12h20.
– Ensino de Inglês com 4 (quatro) aulas semanais dentro do turno da manhã com os alunos em turmas niveladas.
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina poderão ser convidados para aulas de apoio que acontecem no contraturno, isto é, no turno da tarde.

CURSO REGULAR TARDE

– Aulas da grade curricular no turno da tarde, das 13h00 às 17h40.
– Ensino de Inglês com 4 (quatro) aulas semanais dentro do turno da tarde com os alunos em turmas niveladas.
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina poderão ser convidados para aulas de apoio que acontecem no contraturno, isto é, no turno da manhã.

CURSO SEMI-INTEGRAL 2 MANHÃ

– Aulas da grade curricular no turno da manhã, das 07h40 às 12h20.
– Dois dias por semana, terça e quinta para o 1º, 2º e 3º ano e, segunda e quarta para o 4º e 5º ano, acontecem 10 atividades semanais no contraturno, isto é, no período da tarde das 13h20 às 17h30.
– No contraturno, a primeira atividade, é a produção da tarefa diária supervisionada por um tutor, com 60 minutos de duração.
– Ensino de Inglês com 8 (oito) aulas semanais, sendo 4 (quatro) dentro do turno da manhã e 4 (quatro) no contraturno, isto é, no turno da tarde. Todas as aulas na mesma turma (nivelada).
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina poderão ser convidados para aulas de apoio que acontecem no contraturno, isto é, no turno da tarde.
– As 10 (dez) atividades previstas para os dois dias com contraturno estão relacionadas no final deste documento.

CURSO SEMI-INTEGRAL 2 TARDE

– Aulas da grade curricular no turno da tarde, das 13h00 às 17h40.
– Dois dias por semana, segunda e quarta para o 1º,2º e 3º ano e, terça e quinta para 4º e 5º ano, acontecem 8 atividades semanais no contraturno, isto é, no período da manhã das 08h20 às 11h30.
– Nos dois dias com atividades no contraturno, há um intervalo para almoço, das 11h30 às 13h00, e neste período os alunos também podem produzir as tarefas, embora não contem com a supervisão de um tutor para este trabalho.
– Ensino de Inglês com 8 (oito) aulas semanais, sendo 4 (quatro) dentro do turno da tarde e 4 (quatro) no contraturno, isto é, no turno da manhã. Todas as aulas na mesma turma (nivelada).
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina poderão ser convidados para aulas de apoio que acontecem no contraturno, isto é, no turno da manhã.
– As 8 (oito) atividades previstas para os dois dias com contraturno estão relacionadas no final deste documento.

CURSO SEMI-INTEGRAL 3 MANHÃ

– Aulas da grade curricular no turno da manhã, das 07h40 às 12h20.
– Três dias por semana, segunda, terça e quinta para o 1º, 2º e 3º ano e, segunda, quarta e sexta para o 4º e 5º ano, acontecem 15 atividades semanais no contraturno, isto é, no período da tarde das 13h20 às 17h30.
– No contraturno, a primeira atividade, é a produção da tarefa diária supervisionada por um tutor, com 60 minutos de duração..
– Ensino de Inglês com 8 (oito) aulas semanais, sendo 4 (quatro) dentro do turno da manhã e 4 (quatro) no contraturno, isto é, no turno da tarde. Todas as aulas na mesma turma (nivelada).
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina poderão ser convidados para aulas de apoio que acontecem no contraturno, isto é, no turno da tarde.
– As 15 (quinze) atividades previstas para os três dias com contraturno estão relacionadas no final deste documento.

CURSO SEMI-INTEGRAL 3 TARDE

– Aulas da grade curricular no turno da tarde, das 13h00 às 17h40.
– Três dias por semana, segunda, quarta e sexta para o 1º, 2º e 3º ano e, terça, quinta e sexta para o 4º e 5ºano, acontecem 12 atividades semanais no contraturno, isto é, no período da manhã das 08h20 às 11h30.
– Nos três dias com atividades no contraturno, há um intervalo para almoço, das 11h30 às 13h00, e neste período os alunos também podem produzir as tarefas, embora não contem com a supervisão de um tutor para este trabalho.
– Ensino de Inglês com 8 (oito) aulas semanais, sendo 4 (quatro) dentro do turno da tarde e 4 (quatro) no contraturno, isto é, no turno da manhã. Todas as aulas na mesma turma (nivelada).
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina poderão ser convidados para aulas de apoio que acontecem no contraturno, isto é, no turno da manhã.
– As 12 (doze) atividades previstas para os três dias com contraturno estão relacionadas no final deste documento.

CURSO INTEGRAL (BILINGUE)

– Aulas da grade curricular no turno da manhã, das 07h40 às 12h20.
– No contraturno, isto é, no período da tarde, das 13h20 às 17h30, de segunda a sexta-feira, acontecem 25 atividades semanais, cinco atividades por dia.
– Durante toda a semana, no contraturno, a primeira atividade é a produção da tarefa diária supervisionada por um tutor. Esta atividade diária tem 60 minutos de duração.
– Uma das atividades semanais previstas para o contraturno é a preparação dos alunos para as avaliações. Exceto para os alunos do primeiro ano, que não têm calendário para avaliações formais.
– Ensino de Inglês com 8 (oito) aulas semanais, sendo 4 (quatro) dentro do turno da manhã e 4 (quatro) no contraturno, isto é, no turno da tarde. Todas as aulas na mesma turma (nivelada).
– Entre as atividades previstas para o contraturno, acontecem aulas de complementação de Matemática e Ciências da Natureza. Para os alunos com proficiência em Inglês, estas aulas acontecem nessa língua estrangeira.
– Os alunos com dificuldade no acompanhamento de alguma disciplina, serão remanejados de atividades previstas no contraturno para um trabalho de reforço ao aprendizado. Este remanejamento acontecerá sem a consulta prévia dos pais ou responsáveis.
– As 25 (vinte e cinco) atividades previstas para o contraturno estão relacionadas no final deste documento.

ESPAÇO FÍSICO

espaçofisico1

O Colégio Aruã conta com um espaço físico de aproximadamente dez mil metros quadrados, especialmente planejado e organizado para funcionar como uma escola modelo. Segundo Vygotsky, o ser humano cresce num ambiente social e a interação com outras pessoas é essencial ao seu desenvolvimento. Assim, procuramos oferecer aos alunos ambientes estimulantes para que eles se sintam seguros e, ao mesmo tempo, desafiados.

sala_fund1

Salas de aula

A arquitetura das salas de aula do Colégio Aruã proporciona espaços de interação total, de aprendizagem, de prazer, de individualidades, de partilhas, enfim, de se divertir aprendendo. Zilma Ramos Oliveira em seu livro “A criança e seu desenvolvimento”, afirma que o ambiente, com ou sem o conhecimento do educador, envia mensagens e, os que aprendem, respondem a elas. A influência do meio, através da interação possibilitada por seus elementos é contínua e penetrante. As crianças são os verdadeiros protagonistas da sua aprendizagem, na vivência ativa com outras pessoas e objetos, que possibilita descobertas pessoais, num espaço onde será realizado um trabalho individual ou em grupos.

painel_fundI

Cartazes e painéis

Os cartazes e painéis de atividades dos alunos afixados nas paredes são extraordinários megafones que gritam ressonantes a concepção de criatividade e autonomia dos alunos.

saladearte_fundI

Espaço para arte

A criança tem uma mentalidade semelhante a do artista, pois ambos ingressam facilmente no universo do faz de conta, aplicando o dom de fantasiar a tudo e fingindo que algo é, na verdade, alguma coisa bem diferente. Assim, um mero traço pode se converter no telhado de uma casa. O Colégio Aruã com o atelier de Arte, um espaço projetado para que grandes viagens aconteçam no mundo da linguagem plástica.

música

Espaço para música

De acordo com os documentos do Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI): A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas, etc. A sala de música do Colégio Aruã é um espaço projetado para que a sensibilidade da criança aflore em sua plenitude.

biblioteca_fundI

Espaço para leitura

Cecília Meireles, mestra no uso das belas e boas palavras, que produzem tanto prazer, já dizia: “Ah! Tu, livro despretencioso, que, na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encantou, e, sem figuras, sem extravagâncias, esqueceu as horas, os companheiros, a merenda… tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal”. A sala de leitura do Colégio Aruã é um espaço criado para que aconteçam esses mágicos encontros das crianças com os livros.

multimidia_fndI

Espaço para multimídia

As crianças, semanalmente desenvolvem atividades na sala de multimídias, utilizando os mais diversos recursos audiovisuais. Nesta sala também ocorrem as atividades lúdicas com a utilização dos computadores.

dança_fund

Espaço para dança

Dançar não só é divertido como também muito favorável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Além de melhorar a coordenação motora, a dança também ajuda a criança a ser mais disciplinada. O Ballet clássico é a dança mais recomendadas às crianças quando são pequenas, pois favorece a criatividade, a musicalidade e o trabalho em grupo. É na sala de dança que os alunos do semi-integral têm as aulas de ballet clássico com as professoras especialistas.

ginastica_fundI

Espaço para ginástica

A Ginástica Artística (GA) no Ensino Fundamental I tem um caráter de aprimoramento ao desenvolvimento físico, motor e emocional, com atividades construídas em torno da necessidade de movimento em um ambiente não-competitivo. Além do que, com a GA a criança desenvolve as capacidades para atenção, concentração, compreensão e respeito para a instrução. As aulas de GA do colégio acontecem no espaço especialmente projetado para essa atividade.

judo_fundI

Espaço para judô

A criança normalmente se expressa através do movimento. A prática do Judô tem influência sobre os aspectos motores, cognitivos e afetivos da criança, ajudando a desenvolver: coordenação motora, lateralidade, orientação espaço-temporal, equilíbrio, concentração, respeito, disciplina, paciência e amizade. A escola conta com um espaço montado especialmente para a prática do Judô através de professores especialistas nessa arte.

quadra_fundI

Espaço para práticas esportivas

O Colégio Aruã conta com três quadras poliesportivas, sendo uma delas coberta, onde acontecem as aulas de esportes coletivos e as aulas de Educação Física.

cantina

Cantina

A partir do segundo ano os alunos podem adquirir seus lanches na cantina do colégio que oferece grande variedade de lanches.

DSC02427

Refeitório

O refeitório do colégio é utilizado pelos alunos para os lanches dos recreios e para o almoço nos dias que as crianças do semi-integral e integral têm atividades no contraturno. O cardápio é balanceado, elaborado por nutricionista, buscando atender à questões de saúde e satisfação dos alunos.